1. Início
  2.  » Conhecer Té Monteiro

Olá, Sou a Té

Mulher, filha, irmã, fotografa, coach, gestora, líder de equipas, blogger… Sobretudo, sou uma pessoa! Uma pessoa apaixonada por pessoas e por viagens. Uma pessoa que continua a explorar as múltiplas razões pelas quais vale a pena Viver e estar perto daquilo que nos faz sentir Feliz.

Mais sobre a Té!

Té Monteiro

Conhecer

As Crenças

Os Interesses

A Formação

Sobre a autora

 

O meu nome é Telma, algumas pessoas chamam-me Té. Vivo em Coimbra, e esta foi a cidade que adotei quando vim estudar para a universidade. Licenciei-me em Economia e, há muitos anos que, trabalho na área da gestão comercial, liderando e coordenando equipas de vendas de produtos de grande consumo.

Na brincadeira costumo dizer que já tive várias vidas, porque já passei por fases bem distintas na minha vida, e porque por razões profissionais passo grandes períodos em cidades diferentes.

Um dos meus propósitos fundamentais é simplificar realidade e adaptar-me ao contexto, num alinhamento congruente e positivo com aquilo que sou e o que é a minha visão do mundo, no contexto dos meus valores éticos e crenças essenciais.

 

  • Curiosidade pelo comportamento humano

Desde muito cedo que, comecei a interessar-me pelo surpreendente mundo do comportamento humano – a forma como pensamos, o modo como percecionamos o que nos rodeia, como sentimos e agimos.

Cada vez mais acredito que, mesmo no universo da estratégia empresarial, são as pessoas e os seus comportamentos que fazem a diferença. São os indivíduos, e a cultura de grupo, e a forma como interagem que cocriam os resultados, quaisquer que estes sejam: os que se desejam ou o contrário disso.

 

  • PNL e Coaching

Quando descobri a programação neurolinguística e o coaching, muitas das observações que vinha fazendo, se integraram ganhando um novo alinhamento. E, à medida que vou aprofundado o meu conhecimento, sinto que a minha crença no conjunto de possibilidades que existe em cada ser humano, se vai expandindo.

Sou uma mulher apaixonada pela vida, pelas pessoas e pela riqueza existente na diversidade de formas como cada uma observa e perceciona o mundo que a envolve.

sAquilo em que acredita

 

A forma com interpretamos o mundo, condiciona o comportamento e…

Na minha interação com o que me rodeia, tenho tido a oportunidade de observar e perceber, em cada uma das pessoas com que me tenho cruzado, diferentes maneiras de olhar e pensar a mesma situação.

Neste sentido, observo que em função de perceções diferentes do mesmo acontecimento, as reações das pessoas tendem também a ser diferentes. E, curiosamente, os resultados que obtém da sua interação com o mundo também parecem ser distintos!

 

  • Os pensamentos e as atitudes diferenciam-nos

Nas minhas vivenciais profissionais, pessoais e familiares, tenho vindo a descobrir que, muito mais do que um alegado potencial intelectual a que popularmente chamamos inteligência, ou um conhecimento – técnico ou profissional – adquirido; aquilo que mais diferencia o desempenho de cada pessoa são particularidades como: o foco da sua atenção, as suas atitudes e os seus comportamentos.

A forma como cada pessoa age tende a ser transcontextual. Ou seja, acaba por ser replicar em várias situações e áreas da sua vida. Desse modo, vai de algum modo condicionar os frutos que pode obter na sua interação com os outros.

 

  • As nossas vivências contam

Acredito que, as experiências que compõem a nossa história de vida, de alguma maneira, influenciam o modo como pensamos e percepcionamos o mundo. E que isso, interfere com o que sentimos, define o modo como agimos no dia-a-dia e… logo, influencia aquilo que podemos alcançar nos vários campos das nossas vidas.

 

  • Podemos fazer escolhas

Porém, acredito mais ainda que, não somos apenas o fruto do meio em que crescemos e vivemos. Não somos só o que fizeram de nós!

Somos sobretudo o que fazemos com aquilo que nos acontece e com aquilo que podemos escolher. E isto significa que, podemos influenciar de uma forma determinante e poderosa o curso das nossas vidas. Desta forma, é tão importante termos uma boa consciência de nós mesmos: quem somos, quais as nossas intenções, como reagimos,….

Por tudo isso, que mais me faz gostar de trabalhar com pessoas é acreditar no fantástico poder de transformação e desenvolvimento que existe em cada um de nós!

 

  • Viver é explorar um caminho Feliz

Na minha vida, continuo a explorar as múltiplas razões pelas quais vale a pena sentir o fluxo da vida, e estar Feliz. Pois, acredito que estar Feliz é antes de mais um caminho, e não um destino em si mesmo, vale a pena mantermos o foco naquilo que nos faz Sentir Bem. Vale a pena abraçarmos de alma e coração a ideia de seguir um caminho Feliz e, mover-mo-nos nesse sentido, com paixão e compaixão.

O que mais gosta

 

  • Natureza e naturalidade

Nasci na peninsula de Setúbal e, talvez por isso, goste tanto do brilho do Sol e do azul do mar. Gosto do cheiro a maresia e a peixe fresco, gosto de andar de barco, gosto do som das ondas e da espuma da rebentação! Gosto do silêncio da natureza e do cheiro de terra molhada…

 

  • Fotografia

Recebi a minha primeira máquina fotográfica aos 11 anos e desde então nunca mais parei de disparar. Sou apaixonada por fotografia e para mim fotografar é um prazer! É um exercicio de observação e foco, em que não dou pelo tempo passar. Fotografar é buscar beleza naquilo que se vê – as pessoas e as coisas do mundo – procurando dar-lhes o nosso próprio ponto de vista.

 

  • Viagens

Adoro viajar! E esta é uma das minhas atividades favoritas. Viajar é explorar os horizontes do mundo e alargar as nossas próprias fronteiras interiores. Viajar faz-nos descobrir a diferença e, muitas vezes, viajar pode desafiar as nossas crenças e as nossa zona de conforto. Por isso, para mim viajar é sobretudo um processo de aprendizagem, sobre o mundo e as suas diferenças, mas sobretudo, uma oportunidade de aprender mais sobre nós mesmos.

 

  • Gente

Vivo com pessoas, trabalho com outras pessoas, quando viajo descubro novas pessoas e diferentes formas de estar e sentir. Há muitas pessoas no mundo… e sou apaixonada por gente.

 

  • Paz interior

Uma das coisas que mais valorizo é a minha paz interior e, por isso, procuro alimentar o lado espiritual da minha vida.

Sim, é possível alimentar o bem estar espiritual e o equilíbrio interior, mesmo vivendo num contexto agitado, e no seio de uma sociedade como a nossa, às vezes talvez um pouco louca.

A formação

 

  • A vida e a aprendizagem que dela retiro…
  • Certificação de Master Practitioner em PNL (Life Training)
  • Certificação de Coaching (Life Training)
  • Certificação Internacional Practitioner em PNL – Código Classico (International Trainers Academy of NLP | Life Training)
  • Várias Formações sobre Liderança e Gestão Equipa
  • Programa Geral de Gestão (EGP| Porto Business School)
  • Pós-graduação em Recursos Florestais e Desenvolvimento Sustentável (FCTUC| Universidade Coimbra)
  • Licenciatura em Economia (FEUC | Universidade de Coimbra)

Pin It on Pinterest