Té Monteiro

Olá, Sou a Té

Mulher, filha, irmã, fotografa, coach, gestora, líder de equipas, blogger… Sobretudo, sou uma pessoa! Uma pessoa apaixonada por pessoas. Uma pessoa que continua a explorar as múltiplas razões pelas quais vale a pena Viver e estar perto daquilo que nos faz sentir Feliz.

Sobre mim…

O meu nome é Telma, algumas pessoas chamam-me Té. Vivo em Coimbra, e esta foi a cidade que me adotou quando vim estudar para a universidade. Licenciei-me em Economia e, há muitos anos que, trabalho na área da gestão comercial, liderando e coordenando equipas de vendas de produtos de grande consumo.

O interesse pelo comportamento humano…

Desde muito cedo que, comecei a interessar-me pelo surpreendente mundo do comportamento humano – a forma como pensamos, o modo como percecionamos o que nos rodeia, como sentimos e agimos. E, cada vez mais, acredito que, mesmo no universo da estratégia empresarial, são as pessoas e os seus comportamentos que fazem a diferença. São os indivíduos, e a cultura de grupo, e a forma como interagem que criam os resultados, quaisquer que estes sejam – os que se desejam ou o contrário disso.

A descoberta de PNL e Coaching…

Quando descobri a programação neurolinguística e o coaching, muitas das observações que vinha fazendo, se integraram ganhando um novo significado. E, sobretudo, alargaram ainda mais, a minha crença no conjunto de possibilidades que existe em cada ser humano.

Sou uma mulher apaixonada pela vida, pelas pessoas e pela riqueza existente na diversidade de formas como cada uma observa e perceciona o mundo que a envolve.

O mundo…

Na minha interação com o que me rodeia, tenho tido a oportunidade de observar e perceber, em cada uma das pessoas com que me tenho cruzado, diferentes maneiras de olhar e pensar a mesma situação.  E, dessa forma, tenho constado que em função de perceções diferentes do mesmo acontecimento, as reações das pessoas tendem também a ser diferentes. E, curiosamente, os resultados que obtém na sua interação com o mundo parecem também ser distintos!

Aquilo em que acredito…

Os pensamentos e as atitudes diferenciam-nos…

Nas minhas vivenciais profissionais, pessoais e familiares, tenho vindo a descobrir que, muito mais do que um alegado potencial intelectual a que popularmente chamamos inteligência, ou um conhecimento – técnico ou profissional – adquirido; aquilo que mais diferencia o desempenho de cada pessoa são particularidades como: o foco da sua atenção, as suas atitudes e os seus comportamentos. E, a forma como cada pessoa age tende a ser transcontextual. Ou seja, acaba por se replicar em várias situações e áreas da sua vida. E, desse modo, acaba por condicionar os frutos que pode obter na sua interação com os outros.

As nossas vivências contam…

Acredito que, as experiências que compõem a nossa história de vida, de alguma maneira, influenciam o modo como pensamos e percecionamos o mundo. E que isso, interfere com o que sentimos, define o modo como agimos no dia-a-dia e… logo, influencia aquilo que podemos alcançar nos vários campos das nossas vidas.

Podemos fazer escolhas…

Porém, acredito mais ainda que, não somos apenas o fruto do meio em que crescemos e vivemos. Não somos só o que fizeram de nós! Somos sobretudo o que fazemos com aquilo que nos acontece e com aquilo que podemos escolher. E isto significa que, podemos influenciar de uma forma determinante e poderosa o curso da nossa vida, se tivermos uma maior consciência de nós próprios e das nossas intenções. Por esse motivo, o que mais me faz gostar de trabalhar com pessoas é acreditar no fantástico poder de transformação e desenvolvimento que existe em cada um de nós!

Viver é explorar um caminho Feliz…

Na minha vida, continuo a explorar as múltiplas razões pelas quais vale a pena sentir o fluxo da vida, e estar Feliz. Pois, acredito que estar Feliz é antes de mais um caminho, e não um destino em si mesmo, vale a pena mantermos o foco naquilo que nos faz sentir Felizes. Vale a pena abraçarmos de alma e coração a ideia de seguir um caminho Feliz e, mover-mo-nos nesse sentido, com paixão e compaixão.

As coisas de mais gosto…

Natureza e naturalidade…

Nasci na peninsula de Setubal e, talvez por isso, goste tanto do brilho do sol e do azul do mar. Gosto do cheiro a maresia e a peixe fresco, gosto de andar de barco, gosto do som das ondas e da espuma da rebentação! Gosto do silêncio da natureza e do cheiro de terra molhada…

Fotografia…

Recebi a minha primeira máquina fotográfica aos 11 anos e desde então nunca mais parei de disparar. Sou apaixonada por fotografia e para mim fotografar é um prazer! É um exercicio de observação e foco, em que não dou pelo tempo passar. Fotografar é buscar beleza naquilo que se vê – as pessoas e as coisas do mundo – procurando dar-lhes o nosso próprio ponto de vista.

Viagens…

Adoro viajar! E esta é uma das minhas atividades favoritas. Viajar é explorar os horizontes do mundo e alargar as nossas próprias fronteiras interiores. Viajar faz-nos descobrir a diferença e, dessa forma, muitas vezes, viajar pode desafiar as nossas crenças e as nossa zona de conforto. E, por isso, para mim viajar é sobretudo um processo de aprendizagem, sobre o mundo e, sobretudo, sobre nós próprios.

Gente…

Trabalho com pessoas, quando viajo descubro novas pessoas e diferentes formas de estar e sentir. Há muitas pessoas no mundo… e sou apaixonada por gente.

Paz interior…

Uma das coisas que mais valorizo é a minha paz interior e, por isso, procuro alimentar o lado espiritual da minha vida. E é possível alimentar o bem estar espiritual e o equilibrio interior, mesmo vivendo no seio de uma  sociedade, às vezes um louca, como a nossa.

Formações…

  • A vida e a aprendizagem que dela retiro…
  • Certificação de Master Practitioner em PNL (Life Training)
  • Certificação de Coaching (Life Training)
  • Certificação Internacional Practitioner em PNL – Código Classico (International Trainers Academy of NLP | Life Training)
  • Várias Formações sobre Liderança e Gestão Equipa
  • Programa Geral de Gestão (EGP| Porto Business School)
  • Pós-graduação em Recursos Florestais e Desenvolvimento Sustentável (FCTUC| Universidade Coimbra)
  • Licenciatura em Economia (FEUC | Universidade de Coimbra)

Membro de:

Association for Coaching Logo

Newsletter!

Registe-se agora e receba inspiração, dicas e as novidades Happy Flow na sua caixa do correio.

Recebemos o seu pedido de registo. Confirme, por favor, a subscrição no e-mail que lhe enviamos.

Pin It on Pinterest

Share This