Resiliência, sabes o que é? As pipocas sabem

by | Atualizado em 20 de Fevereiro de 2021

  1. Início
  2.  » 
  3. Viagens Interiores
  4.  » 
  5. Nós & os Outros
  6.  » Resiliência, sabes o que é? As pipocas sabem

Era uma vez um grande monte de lindos grãos de milho: amarelos, duros e brilhantes .E, Nesse grupo de grãos de milho existiam duas senhoras – Sr.ª D.ª Resiliência e a Sr.ª D.ª Resistência – cada uma com os seus amigos.

A uma dada altura, o grupo de grãos de milho foi, inesperadamente, atirado para uma panela que, a cada segundo, se tornava mais quente. O calor tinha ficado insuportável!

Parecia o fim de tudo, tal era o calor que os os grão de milho sentiam! Foram momentos terrivelmente quentes e dolorosos para todos aqueles pobres grãos de milho.

 

A transformação…

Após algum tempo, depois do aquecimento, a Sr.ª Resiliência e os seus muitos amigos e amigas tinham-se tornado em lindas e doces pipocas. O seu interior saiu para fora e fez explodir a sua casca. O desafio do calor tinha-os ampliado e amolecido. Por seu lado, a Sr.ª Resistência e mais alguns grãos tinham ficado mais pequenos, secos e endurecidos. Tão duros como aqueles que, às vezes, quase nos partem os dentes no cinema.

Afinal, o que tinha sucedido? E, como era possível que todos tivessem passado pela mesma tórrida situação, e uns grão tivessem ficado tão diferentes dos outros? Enquanto uns tinham amolecido, outros endureceram! O que os tinha transformado de forma tão diferente? Mas afinal, onde estava a diferença?!

Ora, a diferença foi a forma como cada grão tinha lidado com a situação e reagido ao excesso de calor. A Sr.ª Resiliência, tal como muitos outros grãos, fez estourar a sua casca e, com isso, descobriu uma forma de melhor se relacionar com o calor. Por seu lado, a Sr.ª Resistência escolheu resistir e não alterar coisa alguma na sua estrutura. E assim, por causa do calor, como a sua casca não abriu, toda a sua essência endureceu!

E tu? Já alguma vez sentiste a panela aquecer? O que te aconteceu?!

 

Inspirado no texto “Milho de Pipoca” de Ruben Alves.

Texto | Té Monteiro

Fotografia | Jill Wellington

Artigos Relacionados

Vulnerabilidade e empatia: estarão relacionadas?

Vulnerabilidade e empatia: estarão relacionadas?

Talvez todas as pessoas tenham pontos onde podem ser feridas ou tocadas! Por isso, é provável que todos nós, em alguns momentos da vida, nos possamos sentir vulneráveis. Curiosamente, algumas pessoas parecem ter a vulnerabilidade de não aceitar a sua própria...

Comentários

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

redes sociais

Newsletter

Receba as Novidades

Pin It on Pinterest