Perfeccionismo ou Autenticidade?

by | Atualizado 20 Feb, 2021 | Publicado 8 Jul, 2019

  1. Início
  2.  » 
  3. Viagens Interiores
  4.  » 
  5. Nós & os Outros
  6.  » Perfeccionismo ou Autenticidade?

Perfeito ou Autêntico? O que pretendes alcançar no teu dia-a-dia? A perfeição ou a autenticidade? Será que buscas o perfeccionismo?

 

Autentico vs. Perfeito. Dois simbolos, o da perfeição e o outro da autenticidade.
Autenticidade?

Deixa-me colocar-te mais algumas questões para que possas reflectir sobre o tema. Relacionas-te bem com o que sentes e a forma como estás, em cada dia? Aceitas-te a ti mesmo tal como és?

Com pontos fortes e vulnerabilidades? Acreditas que fazes o melhor que podes e sabes em cada momento?

 

Perfeccionismo?

Ou, achas que o melhor não chega e que o bom é inimigo do otimo? Gastas as tuas energias na busca de uma perfeição que parece nunca chegar ou estar à altura da ocasião? Tens dificuldade em aceitar quando algo não corre tão bem como desejavas? Achas que nada está suficientemente bem até se atingir a perfeição? Tens medo de falhar? Tens dificuldade em lidar com os erros? E, por isso, te preocupas com todos os pequenos pormenores?

E agora que chegaste até aqui, se achas que podes estar demasiado preocupado com a perfeição, talvez possas estar a construir armaduras em torno das tuas fragilidades? Talvez precises de te libertar da necessidade de controlo.

 

Liberta-te e Vive

Repara que nem na Natureza tudo é perfeito! E que, é isso que a faz tão autentica, extraordinária e aparentemente Perfeita. Há pormenores que não acrescentam valor aos 100%. E errar não nos torna incompetentes ou falhados. Falhar é apenas descobrir formas de fazer que não resultam. E, isso, dá-nos a possibilidade de descobrirmos oportunidades de fazer diferente na próxima vez.O perfeccionismo é apenas a tua voz interior a duvidar das tuas capacidades, ou à procura das tuas falhas.

O perfeccionismo talvez seja o carcereiro que te pode roubar a liberdade e minar-te a criatividade.

O que é mais importante? O que os outros vêem? Ou a forma como te sentes?

Talvez este seja o momento de dar mais atenção a uma outra voz. Ou seja, aquela que que te lembra das tuas capacidades e que, te faz experimentar uma maior sensação autenticidade. Escuta a voz que te diz que és humano. E os humanos riem, choram, erram, aprendem e também fazem coisas extraordinárias. Isso é viver!

É importante que percebas que cada um de nós é diferente do outro. E que, por isso, é único e especial. Quando te sentes autêntico estás a conectar-te com as tuas verdadeiras intenções, com a tua essência, com a possibilidade de te sentires mais livre e criativo. Vive com autenticidade descobre e aceita as tuas fraquezas porque é dessa forma que podes expandir a tua força. Vive com mais autenticidade e pará de te PRÉ-OCUPAR com aquilo que não consegues controlar. Pois, é dessa maneira que podes conquistar o poder pessoal da congruência e do bem-estar interior. Afinal, cada um de nós é perfeito na sua imperfeição!

Banda desenhada de Shultz onde o charlie brown quer ser perfeito.
Texto | Té Monteiro
Fotografia de Destaque | sobima

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Como aumentar a autoestima: 8 atitudes para viver mais feliz

Como aumentar a autoestima: 8 atitudes para viver mais feliz

Ao longo da vida, cultivar a autoestima pode ajudar-nos a manter uma relação mais equilibrada e saudável connosco mesmos, por isso, decidi partilhar algumas dicas de como aumentar a auto estima, para poder ter uma vida mais feliz e realizada.Como aumentar a auto...

Exercício de autoconhecimento: escreva um diário positivo

Exercício de autoconhecimento: escreva um diário positivo

O exercício de autoconhecimento através da escrita talvez seja a ferramenta de desenvolvimento pessoal e emocional de que está à procura. Imagine como será poder cultivar uma maior autoconsciência, mais serenidade emocional, mais bem-estar, mais foco positivo. Ora, o...

Vulnerabilidade e empatia: estarão relacionadas?

Vulnerabilidade e empatia: estarão relacionadas?

Talvez todas as pessoas tenham pontos onde podem ser feridas ou tocadas! Por isso, é provável que todos nós, em alguns momentos da vida, nos possamos sentir vulneráveis. Curiosamente, algumas pessoas parecem ter a vulnerabilidade de não aceitar a sua própria...

seguir nas redes sociais

Newsletter

Receba as Novidades

Registe-se agora e receba inspiração, dicas e as novidades das publicações Happy Flow na sua caixa do correio.

Pin It on Pinterest