Perfeito ou Autêntico? O que pretendes alcançar no teu dia-a-dia? A perfeição ou a autenticidade? Será que buscas o perfeccionismo?
Autenticidade?
Deixa-me colocar-te mais algumas questões para que possas reflectir sobre o tema. Relacionas-te bem com o que sentes e a forma como estás, em cada dia? Aceitas-te a ti mesmo tal como és?
Com pontos fortes e vulnerabilidades? Acreditas que fazes o melhor que podes e sabes em cada momento?
Perfeccionismo?
Ou, achas que o melhor não chega e que o bom é inimigo do otimo? Gastas as tuas energias na busca de uma perfeição que parece nunca chegar ou estar à altura da ocasião? Tens dificuldade em aceitar quando algo não corre tão bem como desejavas? Achas que nada está suficientemente bem até se atingir a perfeição? Tens medo de falhar? Tens dificuldade em lidar com os erros? E, por isso, te preocupas com todos os pequenos pormenores?
E agora que chegaste até aqui, se achas que podes estar demasiado preocupado com a perfeição, talvez possas estar a construir armaduras em torno das tuas fragilidades? Talvez precises de te libertar da necessidade de controlo.
Liberta-te e Vive
Repara que nem na Natureza tudo é perfeito! E que, é isso que a faz tão autentica, extraordinária e aparentemente Perfeita. Há pormenores que não acrescentam valor aos 100%. E errar não nos torna incompetentes ou falhados. Falhar é apenas descobrir formas de fazer que não resultam. E, isso, dá-nos a possibilidade de descobrirmos oportunidades de fazer diferente na próxima vez.O perfeccionismo é apenas a tua voz interior a duvidar das tuas capacidades, ou à procura das tuas falhas.
O perfeccionismo talvez seja o carcereiro que te pode roubar a liberdade e minar-te a criatividade.
O que é mais importante? O que os outros vêem? Ou a forma como te sentes?
Talvez este seja o momento de dar mais atenção a uma outra voz. Ou seja, aquela que que te lembra das tuas capacidades e que, te faz experimentar uma maior sensação autenticidade. Escuta a voz que te diz que és humano. E os humanos riem, choram, erram, aprendem e também fazem coisas extraordinárias. Isso é viver!
É importante que percebas que cada um de nós é diferente do outro. E que, por isso, é único e especial. Quando te sentes autêntico estás a conectar-te com as tuas verdadeiras intenções, com a tua essência, com a possibilidade de te sentires mais livre e criativo. Vive com autenticidade descobre e aceita as tuas fraquezas porque é dessa forma que podes expandir a tua força. Vive com mais autenticidade e pará de te PRÉ-OCUPAR com aquilo que não consegues controlar. Pois, é dessa maneira que podes conquistar o poder pessoal da congruência e do bem-estar interior. Afinal, cada um de nós é perfeito na sua imperfeição!
0 Comentários