Objetivos SMART: Torne os seus objetivos alcançáveis

by | Atualizado 13 Feb, 2021 | Publicado 26 Feb, 2020

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Objetivos são programas mentais que nos ajudam a focalizar e a direcionar para aquilo que queremos alcançar. Se está aqui é porque já ouviu falar de objetivos SMART e da importância de saber definir objetivos e metas. Talvez só não saiba exatamente como os definir, e obter uma maior possibilidade de os alcançar.

 

A Metodologia SMART

Talvez já tenha sentido que, por vezes, se esforça e não consegue alcançar os resultados que deseja. Talvez esteja a ver pouca evolução na sua vida pessoal, ou nas suas realizações profissionais. É provável que, por vezes, sinta que até nem sabe muito bem aonde especificamente quer chegar (Conhecer 6 pressupostos da definição de objetivos). Por isso, explorando o método de objetivos SMART, pode tornar os seus objetivos alcançáveis.

Sabia que o potencial de um objetivo é largamente suportado pela estrutura que é, ou não, capaz de nos fornecer? O método de definição de objetivos SMART é uma forma de clarificar ideias, concentrar esforços, gerir melhor o tempo e aproveitar os recursos de uma forma mais produtiva. Dessa forma, permite aumentar as possibilidades de se alcançar o que mais se deseja.

 

Como definir Objetivos SMART?

O método SMART (do inglês Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time Bound) é uma ferramenta muito utilizada para definir, planear e atingir objetivos: Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais.

Na definição de objetivos, para que um objetivo seja suficientemente atraente, poderoso e mobilizador é importante que possua as 5 características dos objetivos SMART.

Objetivos e Metas Smart

1. Específico

Definir um objetivo simples e claro é o primeiro passo para dirigir o foco, e conduzir os pensamentos e as ações na direção pretendida. Para isso, deve definir aonde se quer chegar, de um modo simples e único, específico, preciso, conciso e sem qualquer espécie de ambiguidade.

Para dar alguma estrutura ao objetivos é importante que possa responder às questões: O quê? Quem? Onde? Porquê? Assim, podemos começar por fazer algumas perguntas que possam tornar o nosso objetivo mais específico:

  • O quê especificamente vou fazer?
  • Quem vai estar envolvido?
  • Com quem posso contar?
  • Onde será desenvolvido?
  • Que recursos serão necessários?
  • Quais as limitações a considerar?

2. Mensurável

Um objetivo deve poder ser medido, mensurável. Acompanhar cuidadosamente o progresso de um objetivo é determinante para nos mantermos motivados ao longo do caminho. Avaliar os progressos ajuda a manter o foco em metas e objetivos, e a cumprir prazos. Ao mesmo tempo, desperta emoções positivas à medida que nos vamos aproximando do cumprimento do objetivo.

Para saber se está, ou não, a gerar resultados e a aproximar-se do alvo, é importante que consiga medir, quantificar e dimensionar o seu objetivo. Assim, para se definir metas mensuráveis é importante responder a questões como:

  • Como sei se me estou a aproximar da meta?
  • Como saberei que o objetivo está realizado?
  • Quanto? Ou quantos?

3. Atingível

Um objetivo deve ser algo que se considera possível de atingir e, por isso, é credível. Por outras palavras, um objetivo inteligente é aquele que acreditamos que pode ser mensurável e alcançável. Por isso, é importante avaliar se é mesmo possível chegar aonde quer.

Para um objetivo poder ser atingível, é essencial que dependa de si mesmo, das suas habilidades e daquilo que é capaz de fazer para o alcançar. A realização dos objetivos deve estar na sua esfera de influência, e não na dependência de outras pessoas. Pois, não vai poder controlar o que os outros fazem, nem as suas escolhas.

Um objetivo realista e alcançável é algo que, pode ser alcançado e cujo sucesso é uma possibilidade. E, geralmente responde a perguntas como:

  • Como posso alcançar este objetivo?
  • Quais os recursos que vou precisar? Como os posso arranjar?
  • Atendendo às limitações, quão realista é o meu objetivo?

Desta forma vai poder identificar que oportunidades existem, que recursos e habilidades tem que ainda não se tinha lembrado e, por isso, não estava a considerar.

4. Relevante

É importante garantir que o objetivo escolhido é importante e tem um benefício significativo. Ou seja, é fundamental que o objetivo seja relevante. Pois, só desse modo se tornará suficiente mobilizador da sua ação.

É também necessário perceber se é congruente e ecológico para si. Isto é, se está alinhado com outros objetivos e valores. Ou, pelo contrário, pode comprometer a realização de outros planos. Afinal, as emoções são o motor das nossas ações e, por esse motivo, há que alimentar emoções positivas.

Por isso, é importante que consiga obter uma resposta honesta a algumas perguntas, como por exemplo:

  • Vale mesmo a pena?
  • O que perco para concretizar este objetivo?
  • Qual o preço a pagar?
  • O que ganho com isso?
  • Será este o momento certo para fazer isto?
  • Estou preparado?

5. Temporal

O objetivo deve estar limitado no tempo, ou seja, ter um prazo para a sua concretização. Pois, de outro modo, não terá um fim à vista e não poderá ser controlado (p.e. “um dia vai fazer, mas não sabe bem quando”).

Para poder trabalhar na concretização de objetivos, é importante estabelecer metas com uma data limite. A metodologia de objetivos SMART também pode ajudar a definir uma priorização de tarefas. Cada tarefa deve ter um prazo limite para a sua concretização, de modo a garantir que as tarefas diárias e de curto prazo, tenham prioridade sobre as tarefas de longo prazo.

Uma meta com prazo determinado costuma responder a estas perguntas:

  • Quando?
  • Quanto tempo?
  • Quais as tarefas de hoje?
  • O que posso fazer na próxima semana?
  • E daqui a três meses?
  • Quando alcançarei o meu objetivo?
Objetivos SMART, conheça as suas cinco características: especificos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Conclusões à cerca dos objetivos e metas SMART

O método SMART pode ser usado tanto na definição de objetivos pessoais, como na gestão de projetos, ou para traçar objetivos empresariais. Existem os mais variados exemplos de objetivos SMART e do que pode fazer com a sua aplicação na vida quotidiana. Um objetivo implica a definição de metas especificas, cuja realização serve como indicador da evolução do próprio objetivo. Uma meta é uma tarefa concreta e necessária para se alcançar o objetivo.

Vejamos alguns exemplos, talvez sonhe fazer uma grande viagem, talvez deseje mudar alguns aspetos da sua vida, quem sabe organizar o dia-a-dia para estar mais tempo com a família. Ou, talvez queira dar um novo rumo ao seu negócio (aumentar as vendas ou o número de clientes, melhorar os leads nas redes sociais,…). A minha sugestão é que use os objetivos SMART para tornar os seus desejos vagos em objetivos com metas aliciantes e alcançáveis. Vai ver como, criar objetivos estruturados o poderá ajudar a concretizá-los.

 

Os imprevistos acontecem

É importante que se lembre do seguinte:

  • Manter a flexibilidade quando se trata de atingir metas e objetivos é determinante.
  • Pode ser preciso, a meio do percurso, avaliar e rever o objetivo inicial.
  • Por vezes, um objetivos e as suas metas precisam de ser reformulados ou revistos, se o feedback que estamos a obter não é o desejado. Ou, se as ações que planeámos não estão a produzir o efeito esperado. É mesmo assim.
  • Fique atento aos indicadores, procure focar-se nas possibilidades, porque a motivação é o alimento das nossas ações.
  • Ás vezes é necessário parar, observar, aprender e seguir adiante até chegar à meta traçada.

Esta é uma ferramenta que o pode ajudar a explorar as suas habilidades e os seus recursos para alcançar aquilo que o faz feliz. Boa Sorte!

Objetivos SMART

Esta publicação faz parte de uma secção de artigos sobre objetivos. Se ficou interessado, leia também:

 

Texto e Imagem | Té Monteiro

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