Objetivos e metas: o que são, diferenças e importância

by | Atualizado em 4 de Março de 2024

  1. Início
  2.  ▶ 
  3. Viagens Interiores
  4.  ▶ 
  5. Motivação e Objetivos
  6.  ▶ Objetivos e metas: o que são, diferenças e importância

Na jornada da vida, somos impulsionados pelos nossos sonhos, guiados pelos objetivos que estabelecemos, e impelidos pela capacidade de definir metas concretas. Mas, o que exatamente são sonhos, objetivos e metas? E qual é a importância de compreender esses conceitos para as nossas vidas?

Neste artigo, vamos explorar os conceitos, e perceber as suas diferenças. Também vamos dar-lhe a conhecer o papel vital que podem desempenhar no percurso pessoal e profissional de uma pessoa. 

Sonhos, Metas e Objetivos: Conheça os conceitos

Muitas pessoas falam do que não gostam e não querem. Algumas pessoas falam do que chamam desejos, intenções, sonhos ou alvos. Outras pessoas falam daquilo que gostam, querem, ou vão alcançar nas suas vidas. Todos tendemos a querer algumas coisas, será que isso são objetivos?

Alimentar sonhos, e definir objetivos e metas é fundamental para traçar um caminho claro em direção ao que se deseja. Por isso, vamos clarificar os conceitos de metas e objetivos.

3 conceitos: Sonhos metas e Objetivos

1. O que são Sonhos?

É comum nutrirmos algum tipo de ilusão sobre algo que gostávamos de alcançar, mas sem realmente a considerarmos seriamente. Por outras palavras, é fácil romancearmos uma ideia à volta de um desejo, mas nem sempre acreditamos que este se possa tornar realidade. Neste contexto, estamos a falar de sonhos.

Os sonhos são aspirações ou desejos amplos e muitas vezes idealizados sobre o que se quer alcançar na vida. Estes podem ser grandes e inspiradores, mas geralmente tendem a ser pouco claros ou específicos. Por isso, poucas vezes, levamos a cabo ações concretas com a intenção de os concretizar.

Exemplo de Sonhos: Um sonho pode ser algo como “viajar pelo mundo”, “ter uma carreira gratificante” ou “ser financeiramente independente”.

Vamos considerar como exemplo o João cujo sonho sempre foi viajar pelo mundo e descobrir culturas e paisagens diferentes. Tinha este sonho há anos, mas apenas conhecia 2 ou 3 países da Europa.

A verdade é que, ao longo do tempo, o João foi adiando os seus desejos. Mas, também nunca fez grande coisa para os concretizar. Será que sabia de modo claro o que queria e qual era o seu objetivo? Quais os motivos para viajar?

2. O que é um Objetivo?

Objetivo: “Aquilo que se pretende alcançar, conseguir ou atingir. = ALVO, FIM, PROPÓSITO”

Dicionário Priberam

 

Os objetivos devem ser declarações claras e específicas do que se deseja alcançar num período definido. São mais concretos e mensuráveis do que os sonhos.

Um objetivo define um propósito de concretização. Ou seja, indica com clareza aonde se quer chegar, e em que posição se quer estar num futuro mais ou menos próximo. Desta forma, é um guia que faz com que um sonho se possa transformar em realidade. Um objetivo é um alvo tangível que pode ser alcançada através de mais ações específicas.

Exemplo de objetivo: Um objetivo relacionado com o sonho de viajar pelo mundo pode ser “visitar cinco países diferentes nos próximos dois anos”.

Regressando ao exemplo anterior, o João saturado de falar do seu sonho sem concretização, decidiu transformá-lo num objetivo específico:

  • “Conhecer 3 países (Vietnam, Costa Rica e São Tomé) em 3 continentes nos próximos 3 anos.” Assim, conseguiria ampliar o seu conhecimento à cerca de outras culturas e ambientes.”

Mas, para concretizar o seu objetivo, o João vai necessitar de garantir alguns requisitos:

  • Obter informação junto de agências e blogs sobre os destinos para planear as viagens: custo de vida, custos de alojamento e viagens, etc;
  • Poupar dinheiro suficiente para realizar cada uma das viagens;
  • Conseguir no mínimo 3-4 semanas de férias seguidas em cada ano, para fazer as viagens.

Para satisfazer esses requisitos, o João vai precisar definir algumas metas.

3. O que são Metas?

As metas são marcos que devem ser superados ao longo do caminho, para que seja possível atingir o que se deseja. Isto é, são os passos concretos e mensuráveis que se tomam para alcançar um objetivo específico.

Uma meta é um objetivo descrito de uma forma quantificada, traduzindo-se em tarefas específicas que terão de ser realizadas, num prazo determinado.

Exemplos de metas: Continuando com o exemplo do João, visitar três países nos próximos três anos pode implica várias metas:

  • Pesquisar agendas de viagens de forma a encontrar as condições mais favoráveis;
  • Conhecer os custos da 1.ª viagem e estilos de vida dos destinos;
  • Economizar uma quantia específica a cada mês para financiar as viagens;
  • Definir uma data alvo para fazer a viagem;
  • Encontrar um part-time fora do seu horário de trabalho para aumentar o seu rendimento;
  • Partilhar o seu objetivo com chefe e colegas para garantir a possibilidade de ter férias nos períodos desejados.

Sem atingir as suas metas, o João não garantirá os requisitos do seu objetivo.

Agora que já vimos alguns exemplos de objetivos e metas, torna-se mais fácil entender o seu significados e as diferenças dos conceitos.

Diferenças de metas e objetivos

Os sonhos representam as aspirações mais amplas. Os objetivos são definições concretas e mensuráveis do que se deseja alcançar. As metas são os passos específicos e detalhados que fazem parte de um plano para atingir um objetivo final. Ao definir claramente cada um desses elementos, é possível criar um plano acionável para concretizar sonhos.

Assim, embora os termos “metas” e “objetivos” sejam frequentemente usados de forma intercambiável, importa entender a diferença. Pois, estes têm características distintas em 3 aspetos.

3 conceitos: Sonhos metas e Objetivos

1. Natureza da conquista:

Os objetivos podem ser declarações amplas e abrangentes do que se pretende alcançar, porque definem a direção geral e o propósito da jornada. Em comparação. as metas devem ser mais específicas e detalhadas. Porque, representam as etapas concretas e mensuráveis que precisam ser alcançadas para atingir um objetivo.

2. Especificidade e Mensurabilidade:

Os objetivos tendem a ser mais amplos e menos específicos do que as metas. Estes são frequentemente descritos de forma qualitativa e podem ser mais difíceis de quantificar.

A definição de metas deve ser mais específica, mensurável, alcançável, relevante e com prazo definido (definição de objetivos e metas SMART). Estas são formuladas de maneira a permitir uma avaliação clara de seu progresso e sucesso.

3. Tempo:

Os objetivos geralmente representam um estado ou conquista que se deseja alcançar a longo prazo e podem não ter um prazo específico. As metas são definidas com prazos mais curtos e bem definidos. Desta forma, ajudam a criar um senso de urgência e a manter o foco e a motivação para a realização das tarefas necessárias.

Assim, se por um lado um objetivo representa a direção geral e o propósito. Por outro lado, cada meta estabelecida é um passo específico e mensurável que pode ajudar à sua realização. Desta forma, fornecendo clareza e foco, tornando os objetivos mais alcançáveis e tangíveis.

A importância de definir objetivos e metas

Já se imaginou num barco à deriva? Estar no meio do mar, sem ver terra no horizonte? E, sem saber para onde ir? Uma vida sem objetivos é como um barco sem rumo nem orientação. Neste caso, são a força das marés, as correntes e o vento determinam o seu rumo.

Assim, a possibilidade de chegar, ou não, a um bom porto não está na mão dos tripulantes, depende apenas do contexto marítimo.

Os objetivos quando bem formulados e estruturados são como um GPS. Pois, dotam a vida das pessoas e das empresas de um sentido de propósito, que tem a capacidade de nortear as suas ações. São importantes, porque são o motivo para alguém andar num dado sentido, correr atrás, viver e estar bem.

Sabia que, o potencial de um bom objetivo se mede pela estrutura que é capaz de nos fornecer ao longo do processo? Ter claro o que ser quer é importante por várias razões.

A importância de ter objetivos na vida pessoal e profissional. 5 motivos para definir objetivos e metas.

1. Foco e direção:

Definir objetivos claros ajuda a fornecer foco e direção para desenvolver ações. Estes ajudam a evitar distrações e a concentrar os esforços em atividades que o levarão a chegar mais perto daquilo que deseja.

2. Motivação:

Estabelecer metas desafiadoras pode aumentar sua motivação e determinação. Ter algo específico para trabalhar e progredir pode impulsionar sua energia e persistência, mesmo diante de obstáculos.

3. Clareza de visão:

Para alcançar metas e objetivos é necessário desenvolver um planeamento estratégico (planejamento estratégico), e seguir um plano de ação. Ter um objetivo ajuda a criar uma visão clara do que deseja alcançar a longo prazo. Além disso, garantirá a possibilidade de planear e de tomar decisões alinhadas com os seus valores e aspirações pessoais.

4. Avaliação de progresso:

As metas mensuráveis permitem a avaliação do progresso ao longo do tempo. Isso permite ajustes conforme necessário e fornece um senso de realização à medida que alcança marcos específicos.

5. Autoconfiança:

Alcançar metas pode aumentar sua sensação de eficácia pessoal. A cada objetivo alcançado, há a demonstração de que se é capaz de superar desafios e ter sucesso. Isso fortalece a confiança de uma pessoa em si mesma, e favorece a autoestima.

6. Gestão de tempo e recursos:

Definir metas ajuda a priorizar as atividades e a alocar os recursos de maneira mais eficaz. Isso evita desperdícios de tempo e esforço em tarefas que não contribuem de forma significativa para alcançar o que se deseja.

Em resumo, ter objetivos e metas é essencial para orientar as ações, manter a motivação e alcançar o sucesso pessoal e profissional. Estes fornecem um roteiro claro para o futuro e de forma a poder transformar os seus sonhos em realidade.

 

“Sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!”

Augusto Cury

Conclusão

Os sonhos representam os desejos mais amplos e idealizados. Por outro lado, objetivos e metas são os meios através dos quais planeamos alcançar esses sonhos. Quando os sonhos, objetivos e metas estão em harmonia, têm a capacidade de orientar as nossas ações rumo aos propósitos mais significativos.

Quando se trata de formular objetivos o primeiro passo é saber o que se quer alcançar. Depois, de definir as suas metas de um modo claro e específico, deve firmar o compromisso e levá-lo a sério. Para isso, pode anunciar a sua intenção ao mundo, partilhando-a com as pessoas em quem confia.

O passo seguinte é organizar e planear. Ou seja, definir um plano de ação, organizar as tarefas necessárias e trabalhar com disciplina na sua implementação para ter sucesso na jornada.

Ficou interessado neste tema?

Saiba que esta publicação faz parte de uma sequência de artigos sobre objetivos. Leia também:

Happy Flow

HappyFlow.pt é um blog de conteúdos originais, focado em pessoas e no seu desenvolvimento. Queremos promover a reflexão e motivar a ação, partilhando conceitos e experiências. Vamos semear inspiração positiva e otimismo. Fell the Flow & Be Happy!

ARTIGOS RELACIONADOS

Definir objetivos: 6 coisas que vai querer saber

Definir objetivos: 6 coisas que vai querer saber

O que precisa saber para definir objetivos Ouvimos dizer que é preciso ter objetivos para alcançar resultados. Os objetivos fazem parte da vida pessoal, dos negócios e até das redes sociais. Mas, talvez existam certas coisas que precise saber, antes de começar a...

8 Dicas para definir objetivos para o Novo Ano

8 Dicas para definir objetivos para o Novo Ano

O início de cada novo ano tende a despertar em nós a ideia de novidade, e a possibilidade de novos começos, o que quer que isso possa significar para cada um de nós. Talvez seja por isso que, na noite de passagem de ano, muitas pessoas, enumeram os seus desejos e,...

Objetivos SMART: Torne as suas metas alcançáveis

Objetivos SMART: Torne as suas metas alcançáveis

Objetivos são programas mentais que nos ajudam a focalizar e a direcionar para aquilo que queremos alcançar. Se está aqui é porque já ouviu falar da importância de saber definir objetivos e metas. Neste artigo, vamos explorar, o que são metas e objetivos SMART,...

COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

QUERO SUBSCREVER
Newsletter

Junte-se à comunidade de leitores de Happy Flow. Receba em primeira mão as publicação do blog, dicas exclusivas e muito mais no seu E.mail.

Pin It on Pinterest