No meu dia a dia, ouço muitas vezes a expressão “não vale a pena”! Por vezes, chego a dar por mim, já contagiada, a dizê-lo também.

Mas o quê especificamente não vale a pena? Fazeres o que tens vontade? Ou fazer o que faz sentido para ti? Fazer o que achas que está bem? Correr atrás dos teus sonhos? Ou abraçar aquilo em que acreditas? É isso que não vale a pena?

Quando é que começaste a acreditar que não vale a pena fazeres isto ou aquilo? Como é que sabes que não vale a pena se não fizeres? Quando é que começaste a acreditar que não vais conseguir desta vez? Quando dizes que não vale a pena, estás a dizer que não queres dar o teu melhor, é isso?

E se agires de uma forma diferente? E deres o teu melhor e mesmo assim não conseguires, o que é que acontece? Falhas? Talvez Não!! Apenas descobres mais uma maneira que não resulta. E fica tudo bem! Está tudo bem! E podes, mesmo assim, procurar outra maneira de fazer até encontrares a que resulta.

Quando a encontrares, talvez percebas que vale mesmo a pena! Sobretudo, talvez sintas que, vale a pena quando acreditas em ti mesmo e estás disposto a dar o teu melhor, com os recursos que tens disponíveis no momento.

 

De que adianta sonhar, se não agires?

De que adianta sonhares se não acreditares que o sonho se pode tornar realidade? Para que servem os sonhos se nunca os transformarmos em objetivos?

Como diz o poema “O sonho comanda a vida” e “o mundo pula e avança cada vez que o Homem sonha”. No entanto, não basta sonhar, é preciso que se acredite no sonho. E, ainda assim, não basta sonhar é preciso agir – entrar em ação – para se poder avançar.

A fé nas nossas próprias possibilidades é o que nos faz mover. Por isso, ter fé é um importante factor de sucesso. Transforma os teus sonhos em objectivos, acredita neles, tem fé e corre atrás do que mais desejas. Acredita em ti e nos teus sonhos hoje!

Eu acredito em mim e acredito nas outras pessoas. Acredito em ti, porque no fundo todos temos pontos em comum. Pois, todos temos pontos fortes, emoções e sentimentos, vulnerabilidades e desafios para enfrentar. E, assim sendo, te digo que acredito que ter fé nalguma coisa (em ti próprio, no universo, …) é um importante motor de ação.

Afinal, quando temos fé nalguma coisa sentimos um impulso para agir, não é? Por essa razão, acredito, tal como tantas outras pessoas, que o que vale a pena é tudo aquilo que vale a pena para cada um de nós. Importa, por essa razão, que descubras e saibas o que é importante para ti agora, porque é nisso que vale a pena investires a tua atenção e a tua energia.

 

“(…) Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.”

 

ANTÓNIO GEDEÃO [Pedra Filosofal, In Movimento Perpétuo 1956]

 

Texto e Fotografia | Té Monteiro

Newsletter!

Registe-se agora e receba inspiração, dicas e as novidades Happy Flow na sua caixa do correio.

Recebemos o seu pedido de registo. Confirme, por favor, a subscrição no e-mail que lhe enviamos.

Pin It on Pinterest

Share This