Felicidade o que é? Como descobrir o caminho para ser feliz?

by | Atualizado em 2 de Março de 2024

  1. Início
  2.  ▶ 
  3. Viagens Interiores
  4.  ▶ 
  5. Nós e os Outros
  6.  ▶ Felicidade o que é? Como descobrir o caminho para ser feliz?

Se está aqui é porque quer saber mais sobre o caminho para ser feliz. Neste artigo, vamos falar sobre felicidade o que é, os desafios que precisam ser superados para estar bem. Descubra porque tantas vez é difícil perceber o que nos faz felizes.

Continue a ler, e terá a oportunidade de perceber também a importância de se conhecer a si mesmo. Poderá perceber o papel que o desenvolvimento pessoal e o coaching podem ter na exploração dos aspectos positivos da vida.

Felicidade o que é?

O que é a Felicidade? É a sensação de bem-estar subjetivo e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. Formada por diversas emoções e sentimentos, a sensação de estar feliz pode surgir associada a um motivo específico. Pode surgir ligada a um sonho realizado, um desejo atendido, uma boa surpresa, entre outras vivências gratificantes.

Por outro lado, a ideia de ser feliz deve ser encarada não só como um estado. Mas, antes como uma forma de estar na vida.

Se é verdade que as pessoas positivas se podem sentir felizes por não terem motivos específicos para estarem tristes. Outras pessoas não encontram a felicidade porque vivem constantemente em busca de um motivo especial para estarem felizes. Antes de mergulharmos na jornada para a felicidade, é importante compreender o que realmente significa ser feliz.

Viver feliz não é apenas um estado de contentamento momentâneo. Mas sim, uma sensação profunda de bem-estar e satisfação geral com a vida. Envolve uma combinação de fatores, que incluem alimentar pensamentos positivos, relações pessoais significativas, realização pessoal, propósito e significado.

Fatores que desafiam o Bem-Estar 

Falar sobre a felicidade é falar de um estado subjetivo caracterizado por sentimentos satisfação e bem-estar geral. A busca pela felicidade pode ser desafiadora para muitas pessoas, por várias razões.

 1. Expectativas irrealistas

Muitas vezes, as pessoas têm expectativas irreais sobre o que lhes trará felicidade, como sucesso material, fama ou relações perfeitas. Quando essas expectativas não são alcançadas, podem levar à insatisfação e infelicidade. Olhar para as coisas boas que se tem, em vez de manter o foco no que está em falta, pode ajudar.

Com as redes sociais e os meios de comunicação, é fácil cair em comparações da própria vida com a dos outros. A comparação pode fazer surgir sentimentos de inadequação e inveja, dificultando a sensação de bem-estar com a própria vida. O nível de felicidade deve depender de nós mesmos e não estar dependente da comparação com as realizações dos outros.

3. Stress e Pressão

As pressões da vida moderna, tantas vezes associada a trabalho, finanças, relações e obrigações familiares, podem causar stress e ansiedade. Estes fatores tornam mais difícil encontrar momentos de felicidade genuína.

Criar momentos descomprimir e melhorar o humor é uma boa prática para cuidar da própria felicidade. Por exemplo, para praticar exercício físico, ou passar mais tempo em atividade de lazer poderiam controlar o stress.

(Leia também: Método de Relaxamento: Indução Betty Erickson)

4. Fatores genéticos e biológicos

A própria biologia pode ser um fator desafiante. Pois, por vezes há problemas de saúde que afetam o bem estar geral, quer sejam físicos ou de saúde mental. Alguns indivíduos podem ter predisposição genética para certos estados de humor, a depressão ou ansiedade.

Por isso, é importante cuidar de nós mesmos todos os dias, e buscar ajuda terapêutica se necessário. Para ficarmos mais felizes precisamos de estar bem

5. Baixa Resiliência emocional

A capacidade de lidar com adversidades e contratempos de forma construtiva pode influenciar diretamente a capacidade de sentir-se feliz. A baixa autoestima e a falta de habilidades adequadas para enfrentar e superar obstáculos, dificulta o acesso a estados de alegria na vida.

Quer ser feliz? existem 5 Fatores que desafiam a felicidade

Motivadores da Felicidade: o que dificulta a sua identificação

Cada pessoa terá uma ideia geral do que a pode fazer feliz. Mas, por vezes, é difícil identificar com clareza o que é necessário para atingir a sua felicidade plena. Isso ocorre por várias razões, como as que vamos ver a seguir.

1. Complexidade da felicidade

A felicidade é uma experiência multifacetada e complexa, envolvendo diferentes aspetos da vida, como relações pessoais, saúde, realização pessoal, propósito e significado. Identificar precisamente quais desses elementos são mais importantes para cada pessoa pode ser desafiador.

2. Mudança ao longo do tempo

As necessidades e desejos das pessoas vão evoluindo dia a dia, e mudam ao longo da vida. Por isso, o que as faz feliz num determinado momento pode não ser o mesmo noutro momento. Isso pode dificultar a compreensão contínua das próprias necessidades da felicidade.

3. Influências externas

As expectativas sociais, culturais e familiares podem condicionar as perceções individuais de felicidade. De tal modo, que podem levar a pessoa a buscar formas de felicidade que não estão alinhadas com suas verdadeiras necessidades e desejos. Algumas pessoas acabam a perseguir os padrões de felicidade de outros, influenciados pelo contexto envolvente.

4. Autoconhecimento limitado

Nem todos têm o mesmo nível de conhecimento de si próprios, ou mesma consciência de si e dos outros. Por isso, para algumas pessoas é difícil identificar com precisão o que realmente as faz felizes. Às vezes, pode ser necessário um processo de autoexploração e reflexão para entender melhor as próprias necessidades e valores. Ou seja, compreender a um nível mais profundo o que é ser feliz para si mesmo, de forma independe das convenções sociais.

 

Como Ser Feliz: O coaching pode apoiar esta jornada

Sabendo que a felicidade é um caminho e não um destino em si mesmo. A sensação de bem-estar e a crença de se ser feliz, são alimentados pelo foco positivo. Os pensamentos e comportamentos positivos são, muitas vezes, frutos da jornada de crescimento pessoal.

Neste sentido, o desenvolvimento pessoal e o coaching podem ser ferramentas poderosas. Podem apoiar o uma pessoa encontrar o seu próprio modelo de felicidade e a cultivá-lo na sua vida.

coaching é uma parceria entre coach e cliente capaz de estimular a descoberta dos motivadores do bem-estar pessoal. Como? Co-criando um processo que possibilite a autodescoberta e a definição de propósitos e objetivos para um caminho feliz e realizado.

O coaching pode ser um processo de desenvolvimento pessoal que maximiza o potencial do ser humano para encontrar o seu caminho feliz. Explorando o alinhamento com a própria essência e os valores pessoais, o coaching pode ser uma ferramenta poderosa para seguir num caminho feliz. Sendo um processo que possibilita o desenvolvimento pessoal, destacamos 5 aspetos chave de como pode descobrir o caminho para ser mais feliz.

1. Conhecer-se a si mesmo e os seus valores

Uma das chaves para descobrir a felicidade é o de si mesmo. Isso envolve explorar os valores da própria pessoa, as suas necessidades e desejos mais profundos.

O coach pode apoiar o seu cliente nesse processo de autoexploração. Como? Fazendo perguntas poderosas que o levem a uma compreensão mais profunda de si mesmo.

(Leia também: Exercício de auto conhecimento: o seu diário positivo)

2. Definir Metas e Objetivos de Felicidade

Desenvolvendo o conhecimento de si próprios, os clientes podem começar a definir metas e objetivos que estejam alinhados com sua visão de felicidade. Essas metas podem ser de uma natureza bastante variada, e dependem de cada pessoa.

No entanto, podem ir desde alcançar sucesso profissional, até cultivar relações mais significativas. Ou quem sabe, melhorar a saúde e o bem-estar geral, investir em novas experiências e fatores de novidade. O importante é que seja significativo para a própria pessoa. Pessoas com objetivos são pessoas mais felizes.

3. Identificar e Superar Obstáculos

No caminho é inevitável que se encontrem obstáculos. Padrões de pensamento negativos, crenças limitantes e medos podem impedir o avanço em direção aos objetivos de felicidade. É importante aprender a lidar com o contexto, alimentando emoções positivas. O coach pode desafiar o seu cliente a identificar e superar esses obstáculos, fornecendo apoio e estimulando a construção de estratégias eficazes.

4. Desenvolver Habilidades Chave

Além de superar obstáculos, o coaching também pode envolver o desenvolvimento de habilidades chave que são fundamentais para cultivar a felicidade. Isso inclui competências emocionais, sociais e de autogestão tais como:

  • boa autoestima;
  • resiliência emocional,
  • comunicação eficaz,
  • construção de relações pessoais saudáveis.
  • gestão de tempo,
  • organização de prioridades.

5. Responsabilização e Apoio Contínuo

A jornada para a felicidade não tem de ser uma jornada solitária. O processo de coaching é uma parceria entre coach e cliente. O coach pode desempenhar um papel vital, garantindo o controlo do processo co-criativo que vai desafiar e estimular o cliente a:

  • perceber o que pode ser atingido;
  • manter o foco nos seus objetivos de felicidade;
  • tomar medidas consistentes para os alcançar;
  • avaliar os progressos;
  • felicitar-se com as próprias conquistas.

O trabalho, a dedicação e os resultados dependerão do cliente e da energia que deposita nas suas ações.

Coaching e desenvolvimento pessoal são instrumentos que podem ajudar a descobrir a felicidade. Saiba como ser feliz

Conclusão

A felicidade não deve ser encarada como um estado permanente de êxtase, mas sim uma jornada que envolve altos e baixos. Enfrentar obstáculos é natural e faz parte da vida. É normal. Está tudo bem em não se sentir feliz o tempo todo.

Apesar de existirem alguns fatores que desafiam a habilidade do ser humano para se sentir feliz, é possível cultivar a felicidade. O importante é encontrar um equilíbrio e uma sensação de bem-estar geral. A felicidade é algo que pode ser cultivado através de práticas como:

  • mindfulness,
  • gratidão,
  • conexão social,
  • autocuidado,
  • definição de propósito e significado na vida.

Descobrir a felicidade é uma jornada pessoal e única para cada indivíduo. Por vezes, podemos não ter total clareza sobre o que nos faz sentir felizes. Mas, é possível explorar o caminho da felicidade através de:

  • a experimentação;
  • procurando atividades gratificantes;
  • cultivando relacionamentos significativos;
  • desenvolvendo habilidades de autorreflexão e auto conhecimento ao longo do tempo.

O coaching oferece ferramentas e suporte para estimular o potencial de cada pessoa para explorar:

  • as suas próprias necessidades e desejos,
  • definir metas alinhadas com sua visão de felicidade,
  • superar obstáculos ao longo do caminho.

Com mais conhecimento de si mesmo, determinação e apoio, todos podemos embarcar na jornada para uma vida mais feliz, realizada e significativa. Lembre-se que, não somos apenas o que a vida faz de nós. Somos o que escolhemos fazer com aquilo que a vida nos dá.

Pensamentos positivos fazem as pessoas mais felizes. A máquina de fazer a felicidade mora em nós. O que está a fazer para construir o seu caminho feliz? Sabe o que o faz sentir bem?

Happy Flow

HappyFlow.pt é um blog de conteúdos originais, focado em pessoas e no seu desenvolvimento. Queremos promover a reflexão e motivar a ação, partilhando conceitos e experiências. Vamos semear inspiração positiva e otimismo. Fell the Flow & Be Happy!

ARTIGOS RELACIONADOS

Perfeccionismo: o que é? como se libertar dele?

Perfeccionismo: o que é? como se libertar dele?

O conceito de perfeccionismo está associado à necessidade que uma pessoa pode ter de estabelecer padrões muito elevados e rígidos, para si mesmo. O persistente foco na perfeição pode gradualmente reduzir a espontaneidade, e prejudicar o bem-estar e autoestima de uma...

O que é autoestima: conceito, importância e benefícios

O que é autoestima: conceito, importância e benefícios

Autoestima é a avaliação subjetiva que um individuo faz de si mesmo como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. Wikipédia   A definição de autoestima destaca a importância de compreendermos o significado e os benefícios da autoestima nas nossas...

Exercício de autoconhecimento: o seu diário positivo

Exercício de autoconhecimento: o seu diário positivo

Escrever pode tornar-se um exercício de autoconhecimento e, por isso, vou falar-lhe de como pode iniciar o seu diário positivo. Já imaginou como seria maravilhoso poder cultivar uma maior autoconsciência, mais serenidade emocional, mais bem-estar, e foco positivo....

COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

QUERO SUBSCREVER
Newsletter

Junte-se à comunidade de leitores de Happy Flow. Receba em primeira mão as publicação do blog, dicas exclusivas e muito mais no seu E.mail.

Pin It on Pinterest