Exercício de autoconhecimento: o seu diário positivo

by | Atualizado em 22 de Maio de 2022

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Escrever pode tornar-se um exercício de autoconhecimento e, por isso, vou falar-lhe de como pode iniciar o seu diário positivo. Já imaginou como seria maravilhoso poder cultivar uma maior autoconsciência, mais serenidade emocional, mais bem-estar, e foco positivo. Talvez a escrita seja a ferramenta de desenvolvimento pessoal e emocional de que está à procura.

Ora, o que tenho para lhe propor agora é um processo simples e poderoso, que pode:

  • Desenvolver o seu autoconhecimento;
  • Dar-lhe uma maior autoconsciência de si na sua relação com os outros;
  • Programar a sua mente de uma forma positiva.

Estou a falar-lhe de escrever sobre si próprio! O que estou a querer dizer-lhe é que existem alguns exercícios de escrita, que realizados em pequenos passos podem ser bastantes positivos.

1. O Diário Positivo é uma coisa simples

O propósito para seguir este exercício de autoconhecimento, pode ser variado:

  • Manter foco nas tarefas;
  • Aumentar o foco nos objetivos;
  • Ganhar mais consciência das suas intenções;
  • Gerir melhor as emoções;
  • Ancorar os aspetos positivos da vida;
  • ou,… até elevar a autoestima.

O caminho faz-se caminhando. E talvez esteja disponível para começar a alimentar um diário positivo agora.

A evolução pessoal através da escrita é um processo notavelmente simples! Pode sossegar, não necessita de possuir dotes literários e, pode guardar o que escreve só para si próprio. Apenas vai precisar de usar a sua própria forma de escrever, e manter uma prática regular.

O que importa é que possa começar a fazê-lo agora, e comprometer-se com essa tarefa. Se fizer sentido para si, pode informar algumas das pessoas mais relevantes e motivadoras da sua vida da sua intenção. Porque, partilhar as nossas intenções com as outras pessoas facilita o compromisso com uma tarefa ou um objetivo.

2. Como é que escrever pode ser um exercício de autoconhecimento

Talvez esteja curioso sobre a importância dos exercícios de autoconhecimento, e como podem contribuir para o desenvolvimento pessoal. Por isso, neste artigo vou oferecer-lhe algumas sugestões de como usar a escrita para fortalecer a sua autoestima, ganhar mais autoconsciência e programar positivamente a sua mente.

Quando experimentar este método, talvez fique surpreendido com os resultados significativos que pode obter, escrevendo o seu diário de bordo positivo. As palavras tendem a libertar o “coração” do mal-estar causado pela insegurança, ansiedade, pelos pensamentos dispersos, ou negativos. Ao mesmo tempo, também podem despertar novas abordagens aos desafios.

Ao contarmos os nossos problemas – falando livremente sobre eles – podemos ganhar uma maior autoconsciência das nossas emoções. Sobretudo, quando as registarmos numa folha de papel.

Quando traduzimos a emoção numa linguagem verbal, acedemos à possibilidade de compreender a forma como agimos, perceber quando determinada emoção está presente, e aprender a relativizá-la. Afinal, quando escrevemos sobre as emoções ganhamos uma maior consciência da sua presença. Bem como, do momento em que despertam, e daquilo que as faz ativar.

3. A emoção entra sem pedir licença

Muitas vezes, as nossas ações surgem como mecanismos automáticos e não intencionados! As emoções surgem perante os acontecimentos, sem que tenhamos pensado nelas antes. A emoção não é racional.

Desta forma, por vezes, as emoções conduzem as nossas ações, e não favorecem os resultados que desejamos alcançar. A emoção chega sem pedir permissão. Muitas vezes, nem chegamos a tomar consciência da sua presença.

Apesar disso, têm o poder de tomar conta das nossas ações num ápice de tempo. As emoções menos positivas, tal como as perguntas sem resposta, podem alimentar a incerteza, o medo, os pensamentos negativos e imaginação de desfechos menos felizes.

4. Conhecer o impacto das emoções

As emoções, vão fervilhando abaixo do limiar da consciência. Mas, podem ter um impacto poderoso na maneira como percebemos as situações, e reagimos a elas. Às vezes, sem que tenhamos qualquer ideia de que estão em ação.

Em que momentos não aproveita as oportunidades, porque a insegurança toma conta da situação? Quantas vezes fica calado quando gostaria de dar a opinião? Com que frequência se zanga, em vez de expor o seu ponto de vista com ponderação?

Quantas vezes se perde em preciosismos em vez de cumprir um prazo? Em que circunstâncias fica bloqueado pelo receio de alguma coisa que, concretamente, nem sabe o que é?

Em que situações é que alguma destas coisas sucedem? Em que medida sente que podem controlar o seu comportamento? As emoções das quais não tomamos consciência, tem o poder de tomar controlar das nossas ações em frações de segundo. A emoção é mais rápida que o pensamento.

Por isso, tal como as perguntas sem resposta, podem alimentar a incerteza, o medo, os pensamentos negativos e imaginação de desfechos pouco auspiciosos. A minha intenção é oferecer-lhe algumas sugestões de exercícios que pode passar a praticar no âmbito do seu diário positivo.

5. Começar o caderno de autoconhecimento

Em primeiro lugar, pode começar por comprar um caderno, onde vai registar o que se passa consigo. Se lhe fizer sentido, pode ser boa ideia dar-lhe um nome – “diário positivo”, “caderno de exercícios para uma mente positiva”, “diário de bordo”, ou outro nome que faça mais sentido para si.

Em alternativa ao caderno, e se preferir, pode criar uma pequena pasta no seu computador e utilizar a escrita no teclado. No entanto, existem algumas vantagens na escrita manual. Escrever à mão parece um efeito diferente na forma como processamos a informação, e favorecer o processo de desbloquear soluções e despertar para novas alternativas.

Independentemente da forma que escolher, o objetivo é que possa dedicar diariamente 15 a 30 minutos ao exercício de escrever no seu diário positivo.

6. Escrever sobre o quê?

O sente, o que pensa, as suas conquistas diárias… E, dessa forma, facilitar um maior nível autoconhecimento, descobrir o seu valor, reforçar as suas conquistas, traçar metas e objetivos.

A escrita tem o poder de programar a nossa mente para as ações positivas que queremos desenvolver. O que escrevemos fica registado e pode ser revisitado! Para facilitar o processo, deixo-lhe alguns exemplos e sugestões de exercícios para praticar escrevendo no seu Diário Positivo.

6.1. Exercício de autoconhecimento: Descobrir as emoções

→ Objetivo

Este é um exercício de autoconhecimento. O intuito é que possa perceber que “gatilhos” fazem disparar certas e determinadas emoções dentro de si.

 

→ Tema

Neste exercício pode escrever a respeito de alguma questão que o preocupe no momento. Talvez um desafio que esteja a viver, ou uma situação pela qual tenha passado.

 

→ Como fazer

Numa fase inicial, é importante que se reencontre com esses acontecimentos. Ou seja, que aceda à memória daquilo que observou – o que viu, ouviu, cheirou, sentiu. É também importante que, observe o que acontece dentro de si – as emoções presentes (medo, ansiedade, raiva, …), e como se expressam no seu corpo.

Depois, quando começar a escrever sobre esse tema, poderá ter tendência para valorizar os sentimentos negativos. Mas, o importante é que perceba, e que registe:

  • a forma como as suas emoções se arquitetam;
  • e, descreva os comportamentos que delas resultam.

No final, dedique alguma da sua atenção encontrando as aprendizagens e significados positivos nos desafios, registando-os no diário positivo.

 

→ Benefícios

É importante que consiga questionar-se sobre as suas emoções. Pois, escrevendo vai aprender a tomar mais consciência delas: quais dos seus primeiros sinais, e como se manifestam. Desta forma, vai aprender a explorar novas formas de reagir em circunstâncias semelhantes.

6.2. Exercício de foco positivo: Definir intenções

→ Objetivo

A finalidade deste exercício é promover a conexão com as suas próprias intenções e aumentar o foco nas suas tarefas e objetivos.

 

→ Quando fazer

Pela manhã ou, ou se fizer mais sentido para si, no final do dia anterior.

 

→ Como fazer

Pode começar a registar a sua intenção para o seu dia. A definição da sua intenção pode incluir:

  • um sentido lato de como se quer sentir nesse dia;
  • e o que vai fazer para isso,
  • também pode ser importante fazer uma lista das tarefas específicas que pretende realizar para concretizar essa intenção.

Quando fazemos uma lista de intenções e de tarefas, estamos a programar a nossa mente para se focar nelas.

Por outro lado, se ao longo do dia nos perdermos da nossa intenção, podemos consultar o que escrevemos e reforçar o nosso foco.

 

→ Benefícios

Quando escreve o seu plano de intenções para o seu dia – como quero que seja o meu dia, o que quero fazer especificamente, como me quero sentir, … – pode revisitá-lo e relê-lo durante o dia. Dessa maneira, está a reconectar o seu foco com as suas intenções.

Praticando este exercício, vai acabar por descobrir que:

  • Há medida que, sintoniza a sua atenção com a sua intenção, pode conquistar os pequenos grandes feitos que compõem um todo.
  • Guiando-se pelo plano que define diariamente vai melhorar os seus resultados, a forma como se vê e, começará a sentir-se mais focado e realizado.
  • Escrever sobre as suas intenções poderá também ser o primeiro passo para transformar sonhos em objetivos.

6.3. Exercício de ancoragem positiva: Registar as conquistas

→ Com base no exercício anterior

O exercício que que lhe falei no ponto anterior permite, ainda, reforçar a autoconfiança, quando se confirma que a nossa intenção foi, pelo menos, parcialmente cumprida. E isso, alimenta boas sensações e reforça pensamentos positivos à cerca de nós mesmos.

 

→ Objetivo

Assim sendo, faz sentido que também possa escrever sobre as suas conquistas e o que sente nessas circunstâncias. Lembre-se que, nada do que nos faz sentir bem é insignificante!

 

→ Como fazer

Escreva sobre aquilo que esta a alcançar e conseguir. Faça-o com regularidade e regista a data. Repare que, escrevendo as suas pequenas e grandes conquistas, ganha a oportunidade as poder reler, de mais tarde.

 

→ Benefícios

Quando se sentir mais vulnerável, pode recordar as suas conquistas lendo o seu diário. Assim, vai conseguir conectar-se com esses momentos, e alimentar pensamentos positivos sobre si mesmo.

As memórias das conquistas estarão lá no seu caderno, para si, como uma âncora positiva capaz de o animar se houver essa necessidade.

Afinal, o que escreveu de positivo pode funcionar como uma alavanca motivadora de novas ações positivas, para os momentos seguintes.

6.4. Exercício de autoconhecimento e autoestima: Explorar e registar qualidades

 

→ Objetivo

Pode dedicar uma parte do seu caderno para escrever sobre as suas características.

 

→ Como fazer

Registe, diariamente, no mínimo um conjunto de seis características positivas. Escolha as características que sente disponíveis em si, nesse dia. Lembre-se de as escrever e incluir a data do registo.

O que são características positivas? Podem ser coisas que considera que sabe fazer bem, talentos, atitudes e as suas melhores qualidades. Saiba que, o que diz sobre si é importante.

Por isso, nada é insignificante! Estas listas vão permitir que se encontre com uma perspetiva mais ampla do seu valor pessoal, e possa alimentar a autoestima.

 

→ Benefícios

Quando começar a praticar este exercício vai perceber como, cada vez, será mais fácil encontrar e descobrir novas qualidades em si mesmo.

Esta prática dá-lhe a possibilidade de se conhecer melhor e manter um foco mais positivo em si mesmo, e nas suas qualidades.

Ao mesmo tempo, quando se sentir mais desanimado, dá-lhe a oportunidade de reler essas páginas, e voltar a reencontrar-se com a sensação positiva que associa a essas qualidades.

6.5. Outros exercícios positivos

    No diário positivo cabem todos os exercícios que:

    • Aumentem o autoconhecimento
    • facilitem uma maior autoconsciência,
    • programem focos positivos
    • e possam elevar a autoestima.
    • Ter um impacto positivo em si.

    Não existem limites aos exercícios passíveis de caberem no seu diário positivo. Cada pessoa será capaz de descobrir um sem número de exercícios, para si mesma.

     

    → O que deve ter um bom exercício de autoconhecimento?

    O que importa é que faça sentido para si. Tudo aquilo que ajudar a conectar-se com ações positivas, a alimentar o seu autoconhecimento e a facilitar o seu bem-estar, cabe no seu diário positivo! Descubra o que o faz sentir bem, neste caminho.

    Talvez queira incluir um esquema de metas e objetivos. Ou desenhar um plano de ação e registar pequenas conquistas. É possível que queira falar sobre as dificuldades que tem, e de como se sente relativamente ao que sente sobre isso.

    Talvez queira escrever sobre a forma como ultrapassou um desafio. Ou, o modo como enfrentou um medo, e controlou as suas ações. Ou, em alternativa, escrever sobre como fez para não se controlar, que resultado obteve, e o que aprendeu com isso.

    Pode também querer escrever sobre a forma como conseguiu mudar um comportamento questionando uma crença antiga. Ou …. o que fizer sentido para si.

    O importante é que se descubra, e escreva sobre as suas aprendizagens, mantendo um foco positivo. As palavras que escreve têm poder! Use-o a seu favor!

    7. As palavras escritas são mais poderosas

    Agora que sabe que escrever é um exercício de desenvolvimento pessoal. Lembre-se que, as palavras têm o poder de o fazer encontrar-se consigo mesmo, aprofundar a consciência de si próprio e aprender a valorizar-se. Aproveite este exercício de autoconhecimento para se transformar no seu melhor amigo!

    A Autora

    Té MonteiroTé Monteiro
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