Encoraja aqueles que querem progredir

by | Atualizado em 15 de Fevereiro de 2024

  1. Início
  2.  ▶ 
  3. Viagens Interiores
  4.  ▶ 
  5. Motivação e Objetivos
  6.  ▶ Encoraja aqueles que querem progredir

Provavelmente já disseste algumas vezes que esta ou aquela pessoa parece que não se meche. Parece que não tem vontade, ou que é um pouco lenta, ou que não tem objetivos. Já refletiste sobre a diferença entre andar devagar ou ficar parado? Por vezes, talvez estejamos tão orientados para o nosso modo de pensar e de fazer que julgamos os outros em função da nosso próprio modo de vida.

Qual será a diferença entre ajudar ou impor a nossa visão do mundo? Será que todos têm de ser como nós? Será que vale a pena ajudar toda a gente? Encoraja aqueles que querem progredir, talvez os outros querem algo diferente…

“Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia.”

PAULO COELHO

Talvez só valha a pena encorajar as pessoas que querem progredir

Por vezes, no meio do nosso entusiasmo, ou da nossa pressa em obter resultados, não conseguimos perceber a diferença entre aqueles que ficam parados e os que andam devagar! Talvez estejamos nós já demasiado longe…

Porém, se pararmos para prestar mais atenção, podemos descobrir coisas surpreendentes! A diferença é que, embora inicialmente, uns e outros, estejam muito próximos; aqueles que apresentam progressos, mesmo que lentos, um dia poderão chegar à meta. Já os outros, não poderão sair da casa de partida enquanto escolherem ficar parados!

 

Encoraja aqueles que querem progredir

Por isso, encoraja e motiva as pessoas que continuamente apresentam progressos, não importa o quão devagar pareçam progredir. A essas pessoas vale a pena dedicar incentivo e ajuda, pois estarão disponíveis para os receber.

Nesse sentido, ajudar alguém que quer e está disponível para ser ajudado, é um investimento. É um investimento de tempo e recursos que um dia poderá dar frutos. Pois, os resultados estão dependentes da vontade da própria pessoa que, com o teu incentivo, pode mais facilmente caminhar no sentido da sua meta!

Quanto aos que estão parados, e enquanto não escolherem começar a andar, por mais que gastes a tua energia, estarão limitados pela própria vontade. E, neste caso, a noção de limitação é apenas o ponto de vista de quem acha que andar é melhor que ficar parado!

Assim, toda a tua dedicação para ajudar alguém que não acredita que precisa de ajuda ou que acha que o melhor é mesmo ficar parado, pode ser um desperdício, e não um investimento. Um desperdício de tempo, recursos e energia. E, ao mesmo tempo, pode ser também uma forma de impor a tua perceção à outra pessoa. Afinal, quem deve decidir se é melhor ficar parado ou andar? O teu julgamento? Ou a própria pessoa?

E é, por isso, muito importante que, nos lembremos que, todas as pessoas têm direito a expressar nas suas ações a vontade que a própria razão lhes dá. E, isso, inclui o querer ficar parado no mesmo sitio!

Por isso, ajuda, motiva, e encoraja aqueles que querem progredir e, respeita o ponto de vista do escolhem ficar parados.

COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ARTIGOS RELACIONADOS

Definir objetivos: 6 coisas que vai querer saber

Definir objetivos: 6 coisas que vai querer saber

O que precisa saber para definir objetivos Ouvimos dizer que é preciso ter objetivos para alcançar resultados. Os objetivos fazem parte da vida pessoal, dos negócios e até das redes sociais. Mas, talvez existam certas coisas que precise saber, antes de começar a...

Objetivos e metas: o que são, as diferenças, como definir

Objetivos e metas: o que são, as diferenças, como definir

A possibilidade de formular objetivos e metas congruentes, que permitam alcançar os resultados que fazem mais sentido para cada um de nós, é algo valioso para a vida das pessoas e das empresas. Imagine como seria poder alcançar os resultados que tanto deseja! Continue...

8 Dicas para definir objetivos para o Novo Ano

8 Dicas para definir objetivos para o Novo Ano

O início de cada novo ano tende a despertar em nós a ideia de novidade, e a possibilidade de novos começos, o que quer que isso possa significar para cada um de nós. Talvez seja por isso que, na noite de passagem de ano, muitas pessoas, enumeram os seus desejos e,...

QUERO SUBSCREVER
Newsletter

Junte-se à comunidade de leitores de Happy Flow. Receba em primeira mão as publicação do blog, dicas exclusivas e muito mais no seu E.mail.

Pin It on Pinterest